A FUNDAÇÃO PADRE ALBINO tem mais de quarenta anos de experiência no ensino, com a missão de manter instituições no campo da saúde, da assistência, da educação e da pesquisa científica, objetivando a prevenção, a recuperação, a reabilitação e a promoção humana nos seus aspectos político e social, contribuindo para o desenvolvimento de um cidadão consciente, crítico, ético e agente na sociedade.

 Tem como marco inicial a criação da Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) em 1969, com o ideal do Monsenhor Albino de ampliar os recursos médicos na assistência aos mais carentes, na Santa Casa de Misericórdia de Catanduva, atualmente, Hospital Padre Albino. Em seguida, surgiram a Faculdade de Administração de Empresas (FAECA), em 1972, e a Escola Superior de Educação Física e Desportos de Catanduva (ESEFIC), em 1973. Mais recentemente, foram criados a Faculdade de Enfermagem de Catanduva (FEC), em 2000, e o curso de Direito, em 2002, instalado nas dependências da FAECA.  

A partir de abril de 2007, as Faculdades da Fundação Padre Albino transformaram-se em FACULDADES INTEGRADAS PADRE ALBINO, conforme Portaria SESU/MEC nº 301, de 11.04.2007.  Em 2010, foram criados os cursos de Bacharelado Educação Física e Biomedicina e em 2011, foi criado o curso de Pedagogia. Na educação infantil, ensino fundamental e médio, a Fundação Padre Albino mantém o Colégio de Aplicação.

Em 06 de dezembro de 2018 a FIPA foi credenciada Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA através da portaria nº 1.519, de 05 de dezembro de 2017, com a homologação do Parecer nº 482/2017 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, divulgada no Diário Oficial da União.

Para a realização dos estágios curriculares dos cursos de Bacharelado em Educação Física, Enfermagem, Medicina e Biomedicina, a FUNDAÇÃO PADRE ALBINO mantém convênios assinados com as Secretarias Municipais de Saúde e Educação de Catanduva, além de manter duas unidades hospitalares, o Hospital Padre Albino e o Hospital Emílio Carlos, com atendimento em torno de 75% e 100% dos pacientes respectivamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).   

Na área da saúde, a Fundação Padre Albino mantém dois hospitais próprios - o Hospital Padre Albino e o Hospital Emílio Carlos, ambos certificados como Hospitais de Ensino pelo MS-MEC e inseridos no sistema de saúde da microrregião de Catanduva, que conta com 18 municípios, e conta com convênio para utilização de Unidades Básicas de Saúde da cidade de Catanduva.

O Hospital Escola Padre Albino é de referência regional e tem capacidade para 164 leitos operacionais, sendo 102 disponibilizados ao SUS e 62 destinados aos convênios credenciados e aos atendimentos particulares. Suas unidades básicas incluem enfermarias de Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria, Maternidade. Dispõe de Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, Unidade de Terapia Intensiva de Adultos, Unidade de Tratamento de Queimados, Unidade de Urgência e Emergência.  

No Hospital Escola Emílio Carlos está instalado o Câmpus Sede do Centro Universitário Padre Albino - UNIFIPÀ, onde funcionam os cursos de Bacharelado em Educação Física, Biomedicina, Enfermagem, Licenciatura em Educação Física, Medicina e Pedagogia. O Câmpus São Francisco é sede dos cursos de Administração e Direito.

Acredita-se que, nesse contexto, se delineia um cenário favorável a contextualização de uma organização transdisciplinar, norteada pela aprendizagem dinâmica e experiência, aliada ao conhecimento cognitivo, afetivo e social.

A criação da Escola Superior de Educação Física e Desportos de Catanduva, foi um marco para os catanduvenses que lutaram pela sua instalação, destacando-se o Prof. Ivo Dall Áglio, coordenador do movimento em prol da criação da Faculdade de Educação Física em Catanduva, indicado pelo Sr. Prefeito Municipal Eng. João Righini, com aval da Presidência da Fundação Padre Albino.

O processo de criação protocolado sob o nº 712/72, após os trâmites legais teve sua aprovação concretizada pelo Decreto Federal nº. 71.886/73, publicado no DOU de 12 de março de 1973. A Escola Superior de Educação Física e Desportos de Catanduva, como foi denominada, iniciou suas atividades em 12 de maio de 1973 e obteve reconhecimento através do Decreto Federal nº 75981 de 18/7/75, é hoje um grande e importante polo formador de jovens e adultos para o exercício profissional.

bcurso edfbacharelado


Rua dos Estudantes, 225
Cep: 15809-144 - Catanduva / SP
(17) 3311-3328

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO - UNIFIPA